quarta-feira, 29 de maio de 2013

Glutén e Lactose


Olá pessoal, tudo bem???
Trago hoje para vocês um assunto que está muito em alta nas redes Sociais e sites de saúde: Glúten e Lactose...
Será que realmente esses alimentos trazem algum malefício a nossa saúde???
 Será que as pessoas não estão exagerando ao eliminar esses alimentos da dieta?
Busquei alguns documentários e informações sobre o assunto...espero que ajude vocês a entenderem como nosso organismo reage a esses alimentos!!!
 Confiram!!

Glúten

É uma proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina, que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia.Essa substância possui diferentes finalidades na produção dos alimentos. No processo de fermentação do pão, por exemplo, o glúten contido na farinha de trigo é responsável pela permanência dos gases no interior da massa, fazendo com que o pão aumente de volume e não diminua após esfriar.
Ele faz mal?

Alguns nutricionistas afirmam que o glúten não faz mal para pessoas sem a doença celíaca, pois pessoas "não doentes" não sofrem as reações químicas que danificam o intestino. "Há alguns relatos de pessoas que se sentem com distensão abdominal ao consumir grande quantidade de alimentos ricos em glúten, mas esse sintoma não tem nada a ver especificamente com essa proteína”.

O problema em consumir alimentos que possuem glúten não está nessa proteína em si, mas sim nas outras características desses alimentos. "As opções ricas em glúten são bastante energéticas. Como a energia é armazenada no corpo em forma de gordura, o consumo exagerado desses alimentos pode levar ao aumento de peso, obesidade e posteriormente ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares crônicas".
Podemos concluir que pelo  glúten estar presente em vários alimentos calórico consumido em excesso obvio que trará malefícios a nossa saúde,né? Mas isso não quer dizer que devemos excluir da dieta qualquer alimento que possua Glúten, apenas consumi-lo com moderação, ok?
Intolerância ao Glúten:
O que é doença celíaca? 
A doença celíaca é a principal manifestação de intolerância ao glúten. Trata-se de uma desordem do sistema imunológico que provoca danos na mucosa do intestino delgado. É uma doença crônica que exige por toda a vida a total eliminação do glúten na dieta alimentar.
Alguns especialistas afirmam sem papas na língua: a doença celíaca é o único problema de saúde que exige a retirada total do glúten da alimentação  “Não existe base científica para condenar esse componente do trigo”, diz Jaime Amaya Farfan, cientista de alimentos da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. “A não ser no caso da doença celíaca, não há evidências de que o glúten seja uma proteína ruim para o organismo de indivíduos saudáveis nem que tenha a ver com a obesidade.”Esse elo também é contestado pela nutricionista Daniela Margo, de São Paulo. “Inexistem provas de que eliminá-lo reduz a circunferência abdominal”, frisa a especialista. Sua colega Mônica Beyruti, corresponsável pelo Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, completa: “Ok, se minimizarmos o consumo do glúten, que está presente em muitas fontes de carboidrato, haverá redução de calorias e de peso. Mas isso vale para qualquer tipo de restrição alimentar”

Lactose



A lactose, também chamada açúcar do leite, está presente no leite e outros lacticínios. Mas antes de começarmos a analisar esta questão, temos que compreender melhor o que é a lactose.
A lactose é um açúcar dissacarídeo, e é formado pela combinação da galactose (50%) e glucose (50%).
A lactose constitui cerca de 2-8% do leite, e é hidrolisada pela enzima lactase, que separa a molécula da lactose em dois açúcares simples, a glucose e galactose, que podem ser absorvidas pelo sistema digestivo. E sendo um carboidrato, contém 4 calorias por grama.
Nas pessoas que são intolerantes à lactose, a lactose não é digerida e proporciona alimento para a flora intestinal produtora de gases, o que pode conduzir à diarreia, inchaço abdominal, flatulência e outros sintomas gastrointestinais, nesses casos a recomendação e deixarem de consumir Alimentos que contém lactose.

A lactose engorda?
Existe um velho mito que ainda permanece bem vivo nos dias de hoje no mundo do fitness. O mito afirma que o leite ou lactose impede de emagrecer, e que a lactose cria uma camada de gordura ou provoca retenção de líquidos na pele. A lactose pode fazer-nos armazenar gordura corporal quando consumida em excesso,ainda mais se o consumo for de leite integral rico em gorduras.
Esta ideia está ainda tão presente no mundo do fitness, que muitas pessoas e atletas a evitam, e até muitos preparadores de culturismo prescrevem aos seus atletas dietas sem lacticínios e lactose, substituindo muitas vezes o leite e lacticínios por leite de soja ou outros derivados de soja.
A lactose não tem nenhuma propriedade especial que o faça ganhar gordura ou que o impeça de perder gordura.

Mais uma vez o equilíbrio é alma da saúde e do emagrecimento, qualquer alimento em excesso não trará beneficio ao nosso organismo, moderação sempre!!!

 Portanto pessoal chegamos a conclusão que mais uma vez o EQUILÍBRIO  é a melhor opção sempre!!



Nenhum comentário: